Acalásia do Esófago na Criança
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.2001.5291Keywords:
Acalásia, manometria, miotomia de Heller, cardiomiotomia laparoscópicaAbstract
São apresentados os resultados clínicos, radiográficos, manométricos e terapêuticos em seis doentes com o diagnóstico de «Acalásia do Esófago», com idades compreendidas entre os 4,5 e os 13,5 anos constituindo a casuística da Unidade de Gastroenterologia Pediátrica do Hospital de Santa Maria de 1986 a 1998.Foram a ugurgitação e a perda ponderai as formas de apresentação mais frequentes.
A forma de apresentação mais frequente foi a regurgitação e a perda ponderai. O atraso diagnóstico em relação ao início da sintomatologia foi de 23 meses e a manometria esofágica foi diagnóstica em todos.
Dois doentes foram tratados cirurgicamente com miotomia de Heller, em três foi realizada a dilatação pneumática e num outro terapêutica médica com nifedipina. Todos se encontram assintomáticos.
A dilatação pneumática parece ser actualmente o melhor método terapêutico desta doença na criança, dependendo da experiência de cada centro. Contudo, outros métodos poderão ser eleitos, nomeadamente a cardiomiotomia por via laparoscópica.
Downloads
Download data is not yet available.