Saúde oral em Pediatria
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.2008.4594Abstract
Introdução: A saúde oral é parte integrante da saúde geral e mantê-la é uma prioridade. O conhecimento da prevalência das patologias orais que atingem a população desde a infância à juventude, e a falta de medidas de prevenção simples, acessíveis e eficazes, têm conduzido ao reforço da importância dada à saúde oral nomeadamente à cárie dentária e às anomalias de oclusão. Cuidados específicos e diferenciados no tratamento e na prevenção na assistência à criança obrigam à estreita colaboração entre o pediatra e o odontopediatra, bem como à educação dos pais.
Objectivo: Neste artigo os autores abordam os problemas dentários mais frequentes em Odontopediatria, com especial destaque para os aspectos de interesse para o pediatra, obstetra e médico de medicina geral e familiar.
Material e Métodos: Pesquisa bibliográfica baseada em artigos publicados e livros de texto de odontopediatria e pediatria dos últimos anos, na tentativa de reunir o máximo de informação científica actual. Foram seleccionados todos os trabalhos que incluíssem como palavras-chave os termos: pediatria, criança, saúde oral, doenças orais, prevenção. Destes escolhemos os mais representativos.
Conclusão: A Medicina Dentária para a criança pode resumir-se em: “Educar para manter sempre saúde oral em todos os grupos etários, pois as crianças de hoje serão os adultos saudáveis de amanhã”. A prevenção é a filosofia da boa saúde no futuro.