Cárie precoce da infância – o estado da arte

Authors

  • Cristina Areias
  • Viviana Macho
  • Daniela Raggio
  • Paulo Melo
  • Hercilia Guimarães
  • Casimiro de Andrade
  • Guedes Pinto

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2010.4327

Abstract

A cárie precoce de infância (CPI) é uma doença crónica que afecta a dentição temporária de crianças em idade pré-escolar uma vez que se pode desenvolver imediatamente após a erupção dentária; é definida como a presença de pelo menos um dente cariado (lesão com ou sem cavitação), a ausência de um dente (por cárie) ou a existência de uma obturação num dente temporário, numa criança de idade compreendida entre 0 e 71 meses. Cuidados específicos e diferenciados no tratamento e na prevenção obrigam à estreita colaboração entre o pediatra e o odontopediatra, bem como à educação dos pais.
É abordada a cárie precoce da infância, focando principalmente os aspectos etiológicos e preventivos, ou seja a importância do diagnóstico da cárie nesta fase precoce.
Foi efectuada pesquisa bibliográfica baseada em artigos publicados e livros de texto de odontopediatria e pediatria dos últimos anos (1998-2009), na tentativa de reunir o máximo de informação científica actual.
Actualmente, o diagnóstico precoce da CPI e a identificação dos factores de risco são indispensáveis para estabelecer as medidas preventivas e as terapêuticas que permitem diminuir o impacto negativo das complicações e repercussões desta doença. Apesar do carácter multifactorial da CPI, promover o uso tópico e sistémico de fluoretos, fornecer cada vez mais cedo instruções de higiene, bem como aconselhar regularmente os pais a diminuir o consumo de açúcares na dieta do bebé, ajudam a reduzir o índice de cárie.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Review articles

Most read articles by the same author(s)