Quanta lactose há no meu iogurte?

Authors

  • Tânia Borges
  • Isabel Ferreira
  • Olívia Pinho
  • Eunice Trindade
  • Susana Pissarra
  • Jorge Amil

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2010.4414

Abstract

Introdução: O leite e os seus derivados são os fornecedores de lactose na alimentação. Naturalmente, os produtos lácteos fermentados, como o iogurte, apresentam menor teor de lactose, que pode ser variável dependendo dos ingredientes usados na sua produção. Dada a grande variedade de produtos e sobremesas lácteas hoje disponíveis no mercado, pretendeu-se conhecer a concentração de lactose dos iogurtes.
Métodos: A Cromotografia Líquida de Elevado Desempenho (HPLC) com detector de dispersão de luz foi utilizada na separação e quantificação de lactose e outros açúcares em amostras de 124 iogurtes, incluindo, 56 líquidos, 44 aromatizados e 24 com pedaços.
Resultados e Discussão: O teor de lactose variou entre 2,10 e 4,18 g/100g nos iogurtes líquidos, o que significa uma ingestão entre 3,78 e 7,53 g por unidade. Nos aromatizados a variação de concentração foi entre 2,16 a 6,40 g/100 g, correspondendo, a ingestão de 2,70 a 8,0 g por unidade. Nas amostras de iogurtes com pedaços a concentração de lactose variou entre 3,97 e 5,82 g /100 g, o que por unidade equivale a variação entre 4,97 e 7,28 g. Os resultados obtidos permitem seleccionar os iogurtes do mercado que apresentam teores mais baixos de lactose e por isso, menos susceptíveis de causar sintomas em pessoas com hipolactasia.
Conclusão: O conhecimento do teor de lactose dos vários produtos lácteos no mercado é importante para o adequado aconselhamento às crianças e adolescentes com intolerância à lactose.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Original articles

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>