Qualidade de vida na doença inflamatória intestinal pediátrica: validação do questionário IMPACT III© para a população Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.2012.504Abstract
A doença inflamatória intestinal manifesta-se durante a infância ou adolescência em cerca de 25% dos doentes. Os sintomas associados à doença e a terapêutica necessária são factores de stress psicológico e social, podendo ser valorizados de forma diferente por crianças e adolescentes. A avaliação da qualidade de vida relacionada com a saúde é, portanto, um parâmetro importante na abordagem destes doentes; no entanto, a sua medição deve ser efectuada através de instrumentos linguisticamente validados e adaptados à idade.
Os autores descrevem o processo de validação do questionário IMPACT III© para aplicação à população portuguesa.
O processo de adaptação transcultural do questionário IMPACT III© envolve diferentes etapas com recurso a tradutores com e sem formação médica, e aplicação controlada numa população de teste. O questionário assim validado pode então ser aplicado em Portugal como instrumento descritivo integrado na avaliação clínica de doentes ou em projectos de investigação.
Tal como a avaliação da actividade da doença em idade pediátrica justifica a utilização de um índice pediátrico, a qualidade de vida relacionada com a saúde em crianças e adolescentes com doença inflamatória intestinal deve ser avaliada utilizando instrumentos desenvolvidos e validados para a idade pediátrica, e constitui um factor adicional para um tratamento óptimo destes doentes.