O Recém-Nascido no Serviço de Urgência - Que Triagem?
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.2015.6284Keywords:
Recém-Nascido, Serviço Hospitalar de Emergência, Triagem/métodosAbstract
Introdução: Os recém-nascidos que recorrem ao serviço de urgência pediátrico requerem uma triagem que priorize o seu atendimento. Os objetivos deste estudo foram caracterizar os recém-nascidos admitidos no serviço de urgência pediátrico, determinar se a triagem pelo Sistema de Triagem de Manchester se adequou à gravidade das condições apresentadas e, adicionalmente, calcular a sua sensibilidade e especificidade.
Métodos: Estudo observacional transversal com colheita retrospetiva de dados de recém-nascidos no serviço de urgência pediátrico, triados com o Sistema de Triagem de Manchester entre agosto de 2011 e julho de 2012.
Resultados: Os recém-nascidos constituíram 0,8% (n = 281) das admissões no serviço de urgência pediátrico. A maioria (81,1%) recorreu sem referenciação. Não se verificou uma associação entre referenciação e diagnóstico da alta. Os recém-nascidos foram maioritariamente triados com o nível “pouco / não urgente” (174/281; 61,9%) mas destes, 46 (27%) apresentavam “patologia com necessidade de cuidados médicos hospitalares” e 16 (9%) foram internados / transferidos. Não se verificou uma associação entre utilização de recursos hospitalares / destino da alta e prioridade atribuída pelo Sistema de Triagem de Manchester, tendo este uma sensibilidade e especificidade calculadas de 47,1% e 66,1%, respetivamente.
Discussão: Aproximadamente 70% das idas ao serviço de urgência pediátrico foram consideradas clinicamente injustificadas. Deve ser fortalecida a relação dos cuidadores com os cuidados de saúde primários e enfatizada formação em perinatologia. A triagem efetuada pelo Sistema de Triagem de Manchester revelou uma baixa sensibilidade e especificidade, parecendo não estar adaptada à amostra de recém-nascidos. Deverá ser atribuído um fator diferenciador ao recém-nascido na triagem. São necessários mais estudos aleatorizados que testem a validação do Sistema de Triagem de Manchester nesta população.
Downloads
Downloads
Additional Files
- Declaração de responsabilidade autoral (Português)
- Declaração de responsabilidade autoral_Joana Santos (Português)
- Declaração_autoral_Joana Santos2 (Português)
- Declaração_autoral_David Lito (Português)
- Declaração_autoral_Florbela Cunha (Português)
- Declaração_autoral_Florbela Cunha 2 (Português)
- Declaração_autoral_Sara Batalha (Português)
- Declarção_autoral_Patrícia Ferreira (Português)
- Declaração_autora_Patrícia Ferreira2 (Português)
- Declaração responsabilidade autoral_Carolina Albuquerque (Português)
- Declaração responsabilidade autoral_Carolina Albuquerque2 (Português)
- Carta para submissão de artigos para publicação na Acta Pediátrica Portuguesa (Português)
- Carta para submissão de artigos para publicação na Acta Pediátrica Portuguesa2 (Português)