Uma nova oportunidade para a Acta Pediátrica Portuguesa e a Pediatria portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.2012.628Abstract
Foi com muita satisfação que recebi e li a Acta Pediatr Port 2011;42(6). Foram três os principais motivos de satisfação: a qualidade do conteúdo que foi possível reunir neste número, a listagem dos locais de indexação/listagem da revista (já sete) e o Editorial que dá início à submissão electrónica dos manuscritos1.
É devido reconhecer publicamente o empenhamento, persistência e esforço pessoal do actual Coordenador de Edição, Dr António Gomes, que, à árdua tarefa de continuar a política de exigência de maior rigor clínico e científico iniciada quando o Professor João M. Videira Amaral assumiu a direcção da revista2, juntou a missão de implementar o sistema de submissão electrónica de manuscritos e de encontrar alternativas de indexação após a recusa da PubMed3.
Ao longo dos últimos sete anos, o Conselho Editorial da Acta Pediátrica Portuguesa procedeu a uma mudança radical dos seus processos editoriais4-6 e do seu visual7, tornando-se uma revista mais moderna e atractiva, com maior exigência ética8 e rigor científico4. Apesar dos esforços por acelerar o processo editorial9, implementar a submissão electrónica online4 revelou-se difícil, mantendo-se o processo editorial, com contactos maioritariamente através do correio electrónico, persistentemente moroso e objecto das principais queixas à revista10,11.
Como pude comprovar com a submissão deste manuscrito, a plataforma escolhida é de fácil acesso e de interacção amigável, oferecendo um processo fácil e seguro. Desde já os meus parabéns! Resta aos participantes no circuito de geração de conteúdos para a revista (autores, revisores, editores) aproveitar este recurso.