Educação Médica Pediátrica
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.1995.5928Keywords:
Educação Médica, Pediatria, mudança, resiliência, desenvolvimentoAbstract
O ensino-aprendizagem de Pediatria, para o A. configura-se, numa perspectiva de futuro, num quadro de mudanças profundas.O A. fez uma revisão histórica da trajectória da Pediatria para depois fundamentar os determinantes que julga essenciais na preparação de um ensinoaprendizagemda criança susceptível de se identificar com o que apelida de Nova Pediatria.Como meros exemplos de novas circunstâncias a justificar novos conteúdos e novas metodologias educacionais, o A. refere a doença crónica e asalterações de comportamento, a justificarem intervenções fornecedoras de resiliência e de bem-estar para a criança e para a sua circunstância.Por último o A. defende que para garantir o ensino-aprendizagem dos pressupostos aduzidos, será preciso promover o Pediatra Total, ao mesmotempo médico do desenvolvimento e internista com fortes preocupações comunitárias, antropológicas e sociais.Downloads
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