Mielomeningorradiculite e Infecção por Citomegalovirus... Uma Forma de Apresentação de Lupus Eritematoso Sistémico

Authors

  • Leonor Carvalho
  • Olavo Gonçalves
  • Lília Martins
  • Manuel Salgado
  • Nicolau da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.1997.5684

Keywords:

Mielomeningorradiculite, Citomegalovirus, Lupus eritematoso sistémico

Abstract

Apresenta-se o caso clínico de uma rapariga de 9 anos de idade, com antecedentes irrelevantes, que adoeceu com um síndrome febril, alteração do estado geral, esplenomegália e exantema na face e mãos. Após 1 mês e meio de evolução da doença surgiu um quadro neurológico do tipo neuropatia periférica com disfunção do esfincter vesical.

Dos exames efectuados destaca-se presunção de infecção recente por citomegalovirus e anticorpos antinucleares, anti-DNA e anti ds-DNA positivos.

Houve melhoria após tratamento sintomático com parassimpaticolítico e miorrelaxante bem como prednisolona, com regressão completa das alterações neurológicas aos 20 meses de evolução da doença. Aos 30 meses mantinha-se assintomática a tomar prednisolona na dose de 0,1 mg/kg/48 horas.

Pensamos tratar-se de um caso de lupus eritematoso sistémico, que na sua forma de apresentação cursou com manifestações neuro-lógicas, tendo-se evidenciado também uma infecção/reactivação por citomegalovirus.

Discutem-se as hipóteses de interrelação entre as duas entidades, nomeadamente o papel da infecção por citomegalovirus, na iniciação dos processos de autoimunidade associados ao lupus eritematoso sistémico.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>