Mielomeningorradiculite e Infecção por Citomegalovirus... Uma Forma de Apresentação de Lupus Eritematoso Sistémico
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.1997.5684Keywords:
Mielomeningorradiculite, Citomegalovirus, Lupus eritematoso sistémicoAbstract
Apresenta-se o caso clínico de uma rapariga de 9 anos de idade, com antecedentes irrelevantes, que adoeceu com um síndrome febril, alteração do estado geral, esplenomegália e exantema na face e mãos. Após 1 mês e meio de evolução da doença surgiu um quadro neurológico do tipo neuropatia periférica com disfunção do esfincter vesical.
Dos exames efectuados destaca-se presunção de infecção recente por citomegalovirus e anticorpos antinucleares, anti-DNA e anti ds-DNA positivos.
Houve melhoria após tratamento sintomático com parassimpaticolítico e miorrelaxante bem como prednisolona, com regressão completa das alterações neurológicas aos 20 meses de evolução da doença. Aos 30 meses mantinha-se assintomática a tomar prednisolona na dose de 0,1 mg/kg/48 horas.
Pensamos tratar-se de um caso de lupus eritematoso sistémico, que na sua forma de apresentação cursou com manifestações neuro-lógicas, tendo-se evidenciado também uma infecção/reactivação por citomegalovirus.
Discutem-se as hipóteses de interrelação entre as duas entidades, nomeadamente o papel da infecção por citomegalovirus, na iniciação dos processos de autoimunidade associados ao lupus eritematoso sistémico.