Projecto de Ensino-Aprendizagem da Pediatria (Pré-Graduação) (Conteúdo do Programa) — III.ª Parte
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.1998.5629Keywords:
Pediatria, Ensino-Aprendizagem, Criança e Adolescente, Centros extra-hospitalaresAbstract
Neste trabalho, dividido em 4 partes, descreve-se um projecto de ensino-aprendizagem de Pediatria à luz do novo Plano Estudos da FCM/UNL aprovado em 1996. Considera-se idade pediátrica o período desde a concepção até ao fim da adolescência e é dada ênfase à inserção da criança e adolescente (saudáveis, de risco, ou com patologia), na sua família e comunidade, propondo como locais de prática clínica instituições extra-hospitalares para além do clássico ambiente hospitalar. De referir que houve a preocupação de obedecer às grandes linhas gerais da «Declaração de Edimburgo» e da «Iniciativa de Lisboa».
Na 1.ª parte fez-se referência ao processo de ensino-aprendizagem, aos objectivos educativos, e a aspectos organizativos.
Na 2.ª parte foi feita a abordagem da metodologia e dos recursos.
Nesta 3.ª parte discrimina-se o conteúdo do programa.
Na última parte abordar-se-á a problemática da avaliação discutindo-se, alguns aspectos que poderão comprometer a exequibilidade do novo plano de estudos.