Sépsis a Fungos em Recém-Nascidos < 1500 gr

Authors

  • Paula Silvestre
  • José Nona
  • Teresa Costa
  • A. Marques Valido

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2000.5361

Keywords:

RN de Muito Baixo Peso, MBP, Candidémia, Sépsis a fungos, Infecção sistémica a fungos, Sépsis a Candida Albicans, Infecção fúngica disseminada

Abstract

A sépsis a fungos representa actualmente uma situação preocupante para o neonatologista, especialmente nos recém-nascidos (RN) de pré-termo de muito baixo peso admitidos numa Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais.

O objectivo do trabalho foi avaliar a incidência desta patologia nos recém-nascidos de muito baixo peso na nossa Unidade, determinar os factores de risco mais importantes e frequentes e avaliar a eficácia da terapêutica instituída.

Os autores realizaram uma revisão dos processos clínicos dos recém-nascidos de muito baixo peso, com diagnóstico de sépsis a fungos (total=17), no período de nove anos (1990 a 1998).

O diagnóstico foi efectuado em todos os casos por pelo menos uma hemocultura positiva para fungos.

A incidência global nos recém-nascidos de muito baixo peso foi de ± 1,9%.

Todos os recém-nascidos tinham factores predisponentes como seja: extrema prematuridade (< 28 semanas em 82%), extremo baixo peso ao nascer (<1000gr em 88%), múltiplas técnicas invasivas (88% a 94% catéteres centrais), múltiplos ciclos de antibióticos (88% > três ciclos), alimentação parentérica total, ventilação e internamento prolongados.

A idade máxima na altura do diagnóstico foi de 69 dias (mediana = 25 dias).

O fungo isolado foi em todos os casos: Candida albicans.

Todos os doentes foram tratados com Anfotericina B. Apenas houve registo de um caso de toxicidade hepática grave (com a utilização da Anfotericina B convencional).

A mortalidade foi de 17,6%. Um alto índice de suspeição, a rapidez no diagnóstico e o início precoce da terapêutica antifúngica, são condições essenciais para o sucesso terapêutico e prognóstico das infecções fúngicas sistémicas.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Original articles

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>