Pré-Gradução em Mediação e Instituições de Saúde - Que Relação? II." Parte: Repercussão do ensino na assistência e problemas de articulação institucional

Authors

  • João M. Videira Amaral

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2002.5212

Keywords:

Ensino pré graduado, serviços de saúde, relações interdepartamentais, estágios, locais de ensino-aprendizagem

Abstract

A relação entre as instituições onde se ministra o ensino pré graduado de medicina e os serviços de saúde são complexas tendo em consideração o panorama actual do nosso país no qual, em 1975, foram extintos os chamados hospitais escolares. O sistema actual, baseado no conceito de "hospital central com funções de ensino" pode considerar se híbrido pela concomitância de duas carreiras — a académica e a hospitalar — o que pode conduzir a situações ambíguas, nem sempre pacíficas.
O objectivo deste artigo, dividido em duas partes, é analisaralguns aspectos da relação entre as faculdades médicas e as instituições onde se processa o ensino clínico pré-graduado da Pediatria com base na experiência do autor e na revisão da literatura. 
Nesta segunda parte, são analisados essencialmente dois tópicos: a) repercussão dos estágios dos alunos no funcionamento das instituições de assistência e; b) problemas de articulação entre as instituições de saúde e as universidades.
No respeitante à alínea b) são analisados alguns factores que poderão estar na base de tais problemas de articulação tais como: falta de incentivos para quem se dedica ao ensino, nomeadamente baixíssima pontuação nos critérios de avaliação dos concursos da carreira hospitalar, desvalorização dos títulos académicos e desvalorização do ensino como critério quando se trata de avaliar a produtividade dos serviços de assistência aos doentes.
Concluindo que os problemas de articulação universidades — instituições de saúde, possivelmente diversos de escola para escola, são susceptíveis de comprometer os objectivos educativos e a qualidade do ensino — aprendizagem, o autor admite que as questões analisadas merecem legislação sem ambiguidades.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Educação Médica

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 6 > >>