Oxigenoterapia de Longa Duração em Pediatria: Lições do Passado e Orientações para o Futuro

Authors

  • Rosário Ferreira
  • Teresa Bandeira

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2003.5067

Keywords:

Oxigenoterapia de longa duração, criança, displasia broncopulmonar, fibrose quística, doença pulmonar intersticial

Abstract

Apesar do reconhecimento crescente da necessidade de oxigenoterapia de longa duração no doente pulmonar obstrutivo crónico e das complicações decorrentes da hipoxémia crónica nos lactentes, continuam a faltar recomendações universais para o diagnóstico. prescrição e monitorização da oxigenoterapia de longa duração (OLD) na criança.

O objectivo deste trabalho foi: 1) a revisão da experiência acumulada, traduzida pelo acompanhamento de 58 doentes, 32 do sexo masculino, 50 lactentes (duração média de OLD de 11,1 meses) displasia broncopulmonar (40), bronquiolite obliterante (4), pneumonlte de aspiração (2), hipertensão pulmonar primária (1). proteiose alveolar (1), pneumonite crónica da infância (1), cardiopatia complexa (1) e 8 adolescentes (duração média de OLD de 31,2 meses) - fibrose quística; 2) a discussão das indicações para OLD em idade pediátrica existentes na literatura; 3) a confrontação destes conhecimentos com as disponibilidades nacionais.

O planeamento estruturado e multicêntrico do acompanhamento destes doentes, baseado no prosseguimento da evolução técnica e da organização de recursos humanos e respectiva interligação serão auxiliares imprescindíveis à eficácia dos cuidados domiciliárias em doentes respiratórios pediátricos dependentes de tecnologia.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Original articles

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2 3 4 > >>