Pensar em Tuberculose... Isolar o Bacilo. Descrição de 5 Casos e Revisão da Literatura sobre a Marcha Diagnóstica em Tuberculose na Criança
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.2000.5320Keywords:
Tuberculose, diagnóstico, criançaAbstract
O diagnóstico de tuberculose na criança exige um elevado índice de suspeição clínica, sendo a confirmação por isolamento bacteriológico menos frequente do que no adulto.
Os autores apresentam estudo retrospectivo de 5 casos de crianças internadas por tuberculose (5 caucasianas, 2 sexo masculino, média de idades de 5,5 anos) em que houve confirmação bacteriológica por isolamento do Mycobacterium tuberculosis.
O primeiro era uma criança com tuberculose miliar. As crianças dos casos 2 e 5 tinham tuberculose pulmonar, a primeira com cavitação. O caso 3 refere-se a uma criança com tuberculose cervical e mediastinopulmonar e o caso 4 a uma criança com síndrome de imunodeficiência humana e tuberculose pulmonar.
Salienta-se a importância de considerar o diagnóstico de tuberculose nas suas múltiplas apresentações clínicas. Valoriza-se a correcta realização das colheitas de produtos biológicos para isolamento do bacilo, com especial destaque para o suco gástrico.