Sensibilidade aos antimicrobianos dos agentes de pielonefrite aguda

Authors

  • Susana Pissarra
  • J. Correia Fonseca
  • Helena Jardim

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2006.4777

Abstract

Introdução. O conhecimento do perfil de sensibilidade aos antibióticos das estirpes responsáveis pelas infecções do tracto urinário constitui uma preocupação crescente dos clínicos, com o objectivo de racionalizar a sua utilização empírica.

Objectivos. Caracterizar o perfil de resistência aos antimicrobianos dos agentes infecciosos envolvidos na pielonefrite aguda diagnosticada em crianças e testar a efectividade do protocolo de terapêutica antibiótica empírica em curso no Departamento.

Metodologia. Revisão retrospectiva dos antibiogramas dos agentes responsáveis por pielonefrite aguda diagnosticada em crianças internadas no Departamento de Pediatria de um Hospital Universitário de Nível III, durante o ano de 2002.

Resultados e Conclusões. Os resultados encontrados são sobreponíveis aos descritos 10 anos antes e sugerem que, atendendo aos agentes identificados e sua sensibilidade aos antimicrobianos testados, o esquema de antibioticoterapia empírica em curso, com a associação amoxicilina e ácido clavulânico como fármaco de primeira linha, se mantém efectivo e permite preservar o uso de antibióticos de mais amplo espectro de acção.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Original articles

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2