Monitorização Ambulatória da Pressão Arterial Interesse em Pediatria
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.2003.5084Keywords:
monitorização ambulatória da pressão arterial, criança, adolescente, hipertensão arterialAbstract
A hipertensão arterial na população pediátrica tem ganho assinalável relevância nas últimas décadas. A necessidade de mais e melhores elementos para o diagnóstico, avaliação e controle despertou grande interesse pela extensão do uso da monitorização ambulatória ao estudo da pressão arterial da criança e do adolescente.
Este método de avaliação tensional, validado e correntemente utilizado no adulto, reveste-se de grande importância não só no diagnóstico e controlo da hipertensão arterial como também no prognóstico já que, ao contrário da avaliação casual, evidencia correlação significativa com o atingimento de órgãos-alvo.
A experiência acumulada nos últimos anos, exposta em numerosas publicações, apoia a utilização crescente da monitorização ambulatória da pressão arterial na prática pediátrica, não só em trabalhos de investigação como também na actividade clínica. As autoras apresentam uma revisão bibliográfica da aplicabilidade e interesse da monitorização ambulatória da pressão arterial em Pediatria.