Monitorização Ambulatória da Pressão Arterial Interesse em Pediatria

Authors

  • Beatriz Sousa
  • Armandina Silva
  • Helena Jardim

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2003.5084

Keywords:

monitorização ambulatória da pressão arterial, criança, adolescente, hipertensão arterial

Abstract

A hipertensão arterial na população pediátrica tem ganho assinalável relevância nas últimas décadas. A necessidade de mais e melhores elementos para o diagnóstico, avaliação e controle despertou grande interesse pela extensão do uso da monitorização ambulatória ao estudo da pressão arterial da criança e do adolescente.

Este método de avaliação tensional, validado e correntemente utilizado no adulto, reveste-se de grande importância não só no diagnóstico e controlo da hipertensão arterial como também no prognóstico já que, ao contrário da avaliação casual, evidencia correlação significativa com o atingimento de órgãos-alvo.

A experiência acumulada nos últimos anos, exposta em numerosas publicações, apoia a utilização crescente da monitorização ambulatória da pressão arterial na prática pediátrica, não só em trabalhos de investigação como também na actividade clínica. As autoras apresentam uma revisão bibliográfica da aplicabilidade e interesse da monitorização ambulatória da pressão arterial em Pediatria.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Review articles

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>