Adução Paradoxal das Pregas Vocais: Dificuldades no Diagnóstico
Date of submission: 11-05-2017 | Date of acceptance: 25-11-2017 | Published: 09-07-2018
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.2018.12042Abstract
A adução paradoxal das pregas vocais (APPV) caracteriza-se por encerramento das pregas vocais durante a inspiração. A subsequente obstrução ao fluxo de ar manifesta-se por dispneia, estridor e disfonia, simulando sintomatologia asmática.
Os autores apresentam o caso de uma adolescente de 13 anos admitida recorrentemente ao longo de um ano na urgência por dificuldade respiratória e estridor, após exposição a desodorizante em aerossol. Perante a refratariedade das crises à terapêutica anti-asmática instituída bem como a reversão destas com adrenalina nebulizada, foi colocada como hipótese de diagnóstico uma APPV, confirmada por nasofibrolaringoscopia com prova de provocação. Realizou treino vocal em terapia da fala com evolução favorável.
O presente relato ilustra as dificuldades no diagnóstico da APPV. A recorrência das crises apesar dos tratamentos instituídos motivou a revisão do diagnóstico. Apesar de pouco frequente, devemos estar alerta para a possibilidade da ocorrência desta patologia.