O processo editorial da Acta Pediátrica Portuguesa e o papel imprescindível dos revisores: um apelo e um convite

Authors

  • João M. Videira Amaral

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2012.2749

Abstract

A principal missão de uma revista científica é contribuir para a ampliação do conhecimento, propiciando aos seus leitores conteúdos úteis e apelativos, com inovação e qualidade1.

Para que tal seja conseguido, exige-se a funcionalidade plena de um processo editorial que é complexo, coordenado pelo Conselho Editorial e apoiado pelo Conselho Científico, para utilizar a nomenclatura adoptada pela Acta Pediátrica Portuguesa (APP)2.

A publicação de um escrito assumindo diversos modelos numa revista científica não é, pois, um acto isolado de autores. A mesma implica o papel indispensável de muitos intervenientes integrando uma rede que se deseja harmónica; da mesma fazem parte os revisores que, por imperativos de normas universalmente aceites, estão nos bastidores e são seguramente o principal garante da qualidade científica que se deseja para o “produto final”, ou seja, do manuscrito submetido a apreciação que se poderá transfigurar em artigo3.

É precisamente sobre o processo de revisão editorial da APP e sobre o papel dos revisores convidados pelo Conselho Editorial que desejo fazer breves reflexões.

Falar de revisores no âmbito duma revista científica implica falar em peer reviewing ou revisão por pares em duplo anonimato/double blinded review, a metodologia que tem sido seguida pela APP; isto, em contraposição a outro modelo seguido nalgumas prestigiadas revistas internacionais: conhecimento mútuo de autores e revisores com a variante de os autores poderem sugerir determinados revisores - é o chamado processo aberto/open process4 .

Ser revisor no âmbito da APP (e doutras publicações periódicas) constitui uma tarefa pro bono muito trabalhosa, delicada

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2022-12-13

Issue

Section

Editorials

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 6 > >>