Infeção Tardia por Streptococcus do Grupo B: Uma Manifestação em Espelho em Gémeos Heterozigóticos
Date of submission: 03-05-2017 | Date of acceptance: 10-09-2017 | Published: 22-01-2018
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.2018.12099Abstract
A infeção tardia por Streptococcus do grupo B ocorre entre os 7-90 dias de vida e pode afetar crianças sem antecedentes relevantes.
A adenite é uma forma de apresentação rara, podendo ser o único sinal de bacteriemia. Descreve-se o caso de dois lactentes gémeos heterozigóticos, com pesquisa de Streptococcus do grupo B negativa na gestação e parto por cesariana eletiva.
Aos 55 dias de vida o primeiro gémeo foi internado por febre, irritabilidade e recusa alimentar, detetando-se uma tumefação cervical direita, dolorosa à palpação. Dois dias depois, o segundo gémeo iniciou quadro de febre e irritabilidade marcada, com tumefação cervical à esquerda, motivando também internamento. Em ambos os casos ocorreu isolamento de Streptococcus do grupo B na hemocultura, sensível à penicilina. Cumpriram antibioterapia intravenosa durante 10 dias, com boa evolução clínica e resolução completa do quadro. O grau de suspeição e a terapêutica instituída precocemente foram fundamentais para o bom prognóstico destes casos.
Downloads
Downloads
Additional Files
- Carta_de_apresentacao_de_artigo_para_submissao (Português)
- Declaracao_de_responsabilidade_autoral (Português)
- Declaracao_ICMJE_editavel_autor1 (Português)
- Declaracao_ICMJE_editavel_autor2 (Português)
- Declaracao_ICMJE_editavel_autor3 (Português)
- Declaracao_ICMJE_editavel_autor4 (Português)
- Declaracao_ICMJE_editavel_autor5 (Português)