Repercussão das Colheitas de Sangue sobre os Valores de Hemoglobina em Recém-Nascidos de Muito Baixo Peso (RNMBP) Submetidos a Terapia Intensiva

Authors

  • João M. Videira Amaral
  • A. Clington JR.
  • Anselmo Costa
  • Frederico Leal
  • Jaime Marçal

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.1995.5902

Keywords:

colheitas de sangue, iatrogenia, recém-nascido de muito baixo peso

Abstract

A perda iatrogénica de sangue constitui um problema comum nas unidades de cuidados intensivos neonatais. O objectivo deste trabalho foi quantificaras expoliações de sangue para estudos analíticos em 22 RNMBP durante as primeiras três semanas de hospitalização.

O número médio de colheitas porcriança e por dia foi IA e o número médio de colheitas por criança no período estudado foi 29.7. O valor cumulativo médio de sangue expoliado pelo 21."dia foi 18,7 ml/kg. Os valores médios de hemoglobina nas primeiras 12 horas de tida e no 21." dia foram respectivamente 16.4 e 12.9 gr/d1.

Verificou-seuma relação estreita entre o volume de sangue extraído e o volume de sangue transfundido. sugerindo este facto que. em geral. as transfusões são efectuadaspor necessidade de compensar as perdas sanguíneas relacionadas com as colheitas de sangue.

Conclui-se que as expoliações repetidas de sangue para análises laboratoriais se repercutem significativamente nos valores de hemoglobina dos recémnascidospretermo e de MBP sendo portanto desejável que tais expoliações sejam rigorosamente quantificadas e reduzidas ao mínimo tendo em conta os riscosdas transfusões de sangue.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Original articles

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >>