Núcleos Botrióides: Qual o seu Papel no Diagnóstico de Encefalopatia com Choque Hemorrágico?

Authors

  • Gabriela Mimoso
  • Eurico Gaspar
  • Farela Neves

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.1996.5844

Keywords:

Encefalopatia com choque hemorrágico, Golpe de calor, Núcleos botrióides dos leucócitos

Abstract

A encefalopatia com choque hemorrágico (ECH) é uma doença grave, de início súbito, descrita em 1983 por Levin et al. A sua etiopatogeniacontinua por esclarecer. Existe uma grande controvérsia na literatura sobre se a hipertermia tem um papel activo na patofisiologia deste síndroma. Apresença de núcleos botrióides nos leucócitos de doentes com Golpe de calor foi descrita em 1980. Posteriormente, um de nós descreveu a mesmaalteração em crianças com ECH.

Com o objectivo de identificar o papel dos núcleos botrióides na ECH, analisámos retrospectivamente os processos de 11 crianças internadas nanossa Unidade de Cuidados Intensivos com este síndroma, desde 1985. Todas as crianças tinham idade inferior a 11 meses e apenas numa a doençaocorreu entre Fevereiro e Julho. Foram identificados núcleos botrióides em 7 das 11 crianças; esta alteração estava presente em todos os casos em quea pesquisa foi efectuada nas primeiras 12 horas de doença. Duas das nossas crianças faleceram e 6 têm sequelas neurológicas major. Não encontrámosnenhuma diferença na forma de apresentação, atraso na procura de cuidados médicos ou tratamento que pudesse ter interferido com o prognóstico.

É nossa convicção que os núcleos botrióides dos leucócitos são um dado importante e facilmente detectável para o diagnóstico precoce de ECH

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>