A Neonatologia, o Intensivismo e os Quadros Médicos Hospitalares. Que Implicações para a Formação Médica?
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.1999.5535Keywords:
Neonatologia, cuidados intensivos neonatais, educação médica, legislação, quadros médicos hospitalaresAbstract
Praticamente todos os perinatologistas estão de acordo quanto à noção de que, para garantir qualidade da assistência perinatal, é mais importante a competência da equipa multidisciplinar e o espírito de cooperação do que propriamente o equipamento disponível.
O objectivo deste artigo foi debater alguns problemas do funcionamento das equipas de intensivismo neonatal, relatando alguns pormenores sobre o modo como foram criadas as primeiras equipas de cuidados intensivos neonatais, há pouco mais de uma década.
Actualmente há exemplos de dificuldades surgidas em equipas pela circunstância de haver casos de dispensa do serviço nocturno, segundo a lei, o que cria instabilidade na elaboração das escalas.
Nesta perspectiva, torna-se fundamental que se proponha uma modificação do regulamento em futuros concursos, especificando alguns aspectos do desempenho dos médicos providos na área de neonatologia com intensivismo, uma vez dispensados do serviço de urgência.
Por fim chama-se a atenção para outras tarefas de grande importância que poderão ser cometidas aos neonatologistas ex-intensivistas seniores, dada a sua experiência, nomeadamente no ensino pré e pós-graduado, assim como na investigação.