Parotidite Bacteriana Neonatal
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.2003.5056Keywords:
recém-nascido, neonatal, parotidite bacterianaAbstract
A parotidite bacteriana neonatal é uma patologia pouco frequente no recém-nascido e também pouco referida na literatura.Iniciaimeme descrita em 1878, foram relatados até ao momento cerca clc 100 casos.
Objectivo: Análise casuística de parotidite bacteriana neonatal no Departamento de Pediatria do Hospital Fernando Fonseca.
Material e métodos: Estudo retrospectivo dos 4 casos de parotidite bacteriana neonatal internados de 1 de Março de 1997 a 28 de Fevereiro de 1999.
Resultados: Verificou-se uma incidência de 1/2365 nados vivos no Hospital Fernando Fonseca no período acima referido.A doença manifestou-se entre o 10" e o 20 " dia de vida» aparecendo uma tumefacção na região parotídea (acompanhada dc febre em 3 casos); verificou-se boa resposta clínica e laboratorial à antibioterapia endovenosa, sem necessidade de drenagem cirúrgica e sem ocorrência de recidivas.Os exames culturais revelaram Escherichw coli em 2 casos (isolamento no pus recolhido do orifício do canal de Sténon) e Streptococciis do grupo B num caso (isolamento em íiemocultura).Três dos recém-nascidos eram do sexo feminino e apenas um era prematuro.
Conclusões: A incidência da parotidite bacteriana no Hospital Fernando Fonseca está de acordo com a referida na literatura.O diagnóstico desta situação é claramente clínico, podendo ser confirmado através de estudo ecográfico.Os agentes envolvidos na nossa casuística não são no entanto os descritos na literatura, pelo que se discute a escolha de terapêutica empírica iniciaU Liem como a duração total da antibioterapia.