Timor – Queluz: Duas realidades geográficas, culturais e económicas. Que diferenças no estado nutricional?

Authors

  • Clara Abadesso
  • Sofia Nunes
  • Gonçalo Cordeiro Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2006.4789

Abstract

Objectivo: Avaliação de indicadores antropométricos do estado nutricional de duas populações pediátricas, uma de um país em desenvolvimento (Timor Leste), recuperando de uma situação de destruição de recursos, e outra de Queluz, cidade da Área Metropolitana de Lisboa, com fluxos migratórios significativos na comunidade local.

Métodos: Estudo transversal do estado nutricional de duas populações com idade inferior a 15 anos, estratificados por sexo e idade. Os parâmetros antropométricos avaliados - peso, estatura (comprimento/altura), perímetro braquial (MUACMedian upper arm circunference) e prega tricipital – foram comparados com as tabelas de referência do CDC/OMS e expressos sob a forma de z-scores do peso-idade, estatura-idade, peso-estatura, MUAC-idade, MUAC-estatura e índice de massa corporal (IMC). Determinaram-se os percentis das áreas gorda e muscular para a idade. Utilizaram-se métodos de estatística descritiva, e os testes t-student e qui-quadrado para a comparação entre os grupos.

Resultados: Incluíram-se 338 crianças (n=169 em ambos grupos), 73.4% com idade inferior a 5 anos. Os z-scores médios peso-idade, estatura-idade, peso-estatura, MUAC-idade e MUAC-estatura foram de -1,9 ± 1,2 vs 0,4 ± 1,2, -1,3 ± 1,5 vs 0,2 ± 1,4, -1,5 ± 1,2 vs 0,5 ± 1, –2,1 ± 1 vs 0,4 ± 1 e –2 ± 1 vs 0,2 ± 1 para a população de Timor e de Queluz, respectivamente. Encontrou-se um estado de malnutrição grave apenas nas crianças timorenses (n=17, 12,1%). O score z médio para o IMC foi de -1,7 ± 1,7 nas crianças timorenses vs 0,1 ± 1,3 no grupo de crianças de Queluz. O número de crianças maiores de 12 meses com área gorda e área muscular inferior ao percentil 5 para a idade foi significativamente superior em Timor (n=124 vs n=18 e n=37 vs n=2, respectivamente), sendo essas diferenças observadas em todos os grupos etários.

Conclusões: A população timorense é considerada uma população de risco pela prevalência de desnutrição, que é predominantemente energética. O estado de nutrição das crianças de Queluz encontra-se dentro da média para uma população pediátrica de referência, sendo de destacar que regiões de países desenvolvidos, mesmo com carências económicas e com populações imigrantes, apresentam uma diferença muito significativa para os países em desenvolvimento.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Original articles

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>