Trombocitopénia Neonatal Aloimune – Apresentação Clínica Tardia

Authors

  • Leonor Real Mendes
  • Anabela Ferrão
  • Conceição Malcata
  • Anabela Morais

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2006.4740

Abstract

Introdução: A trombocitopénia neonatal aloimune é a causa mais comum de trombocitopénia isolada no recém-nascido saudável, devendo-se à destruição das plaquetas fetais/neonatais induzida por aloanticorpos plaquetários maternos dirigidos contra antigénios plaquetários fetais.

Caso Clínico: Apresenta-se o caso de um lactente com um mês de vida, internado por um quadro de petéquias generalizadas e equimoses nos membros inferiores. Analiticamente, apresentava trombocitopénia grave, sem parâmetros de infecção e estudo primário da coagulação normal. Pela suspeita de trombocitopénia de etiologia imune iniciou gamaglobulina endovenosa 1 g/Kg em dois dias consecutivos com boa resposta clínica e hematológica. O estudo dos anticorpos antiplaquetários mostrou presença de anticorpos anti-HLA classe I no soro materno.

Conclusão: O caso clínico descrito distingue-se por se tratar de uma trombocitopénia aloimune causada por anticorpos HLA e pelas manifestações clínicas surgirem numa idade mais tardia que o habitual.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Case reports

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>