Hábitos e Perturbações do Sono em Crianças em Idade Escolar
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.2004.4983Abstract
Introdução: O sono é um processo fisiológico complexo, influenciado por propriedades biológicas intrínsecas, temperamento, expectativas, normas culturais e condições ambientais.
Objectivo: Conhecer os hábitos e as perturbações do sono em crianças em idade escolar residentes na área de Lisboa.
Material e Métodos: Foi realizado um inquérito aos pais de crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos, em Consultas de Saúde Infantil (Centro de Saúde do Lumiar, Hospital de Santa Maria e Centro Hospitalar de Cascais), durante um período de quatro meses, versando algumas características sócio-demográficas, a história clínica, os hábitos e as perturbações do sono.
Resultados: Das 100 crianças inquiridas, 17% dormiam na cama dos pais» 20% com a luz acesa e 25% donnem com um objecto de transição. Apenas 10% das crianças fez um período dc sono diurno. As perturbações do sono foram referidas em 74% das crianças. As mais frequentes foram os pesadelos (46%) e a somniloquia (45%), Só em 1% dos casos os pais abordaram este tema com o médico assistente.
Conclusões: Na população inquirida o tempo de sono foi adequado à idade na maioria dos casos. As perturbações do sono foram referidas numa percentagem elevada, particularmente os pesadelos e a somniloquia. Estas perturbações não são habitualmente abordadas nas consultas de Saúde Infantil.
Palavras-Chave: Sono, perturbações do sono, criança.