Síndrome de Asperger — Revisão Teórica

Authors

  • Ana Martins
  • Armando Fernandes
  • Miguel Palha

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2000.5325

Keywords:

Autismo, síndrome de Asperger

Abstract

Os autores abordam os aspectos teóricos da síndrome de Asperger, a qual se enquadra no conceito das perturbações pervasivas do desenvolvimento, sendo considerada uma variante do autismo clássico (autismo altamente funcionante).

Esta síndrome, cuja prevalência é de 1:1000, tem por base dois grandes grupos de factores causais: factores genéticos e factores envolvendo lesão cerebral.

A síndrome de Asperger é geralmente diagnosticada quando da entrada para a escola, dado ser nesta fase que se tornam mais evidentes as suas alterações características. Estas envolvem, fundamentalmente, perturbação da interacção social, repertório reduzido de interesses e comportamentos estereotipados, não se acompanhando de défices significativos das funções linguísticas ou cognitivas.

Seguidamente, são enunciados os vários critérios de diagnóstico desta síndrome, procedendo-se à sua análise e inter-relação.

Por fim, são abordados o prognóstico e as possíveis formas de intervenção terapêutica.

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