Síndrome de Asperger — Revisão Teórica
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.2000.5325Keywords:
Autismo, síndrome de AspergerAbstract
Os autores abordam os aspectos teóricos da síndrome de Asperger, a qual se enquadra no conceito das perturbações pervasivas do desenvolvimento, sendo considerada uma variante do autismo clássico (autismo altamente funcionante).
Esta síndrome, cuja prevalência é de 1:1000, tem por base dois grandes grupos de factores causais: factores genéticos e factores envolvendo lesão cerebral.
A síndrome de Asperger é geralmente diagnosticada quando da entrada para a escola, dado ser nesta fase que se tornam mais evidentes as suas alterações características. Estas envolvem, fundamentalmente, perturbação da interacção social, repertório reduzido de interesses e comportamentos estereotipados, não se acompanhando de défices significativos das funções linguísticas ou cognitivas.
Seguidamente, são enunciados os vários critérios de diagnóstico desta síndrome, procedendo-se à sua análise e inter-relação.
Por fim, são abordados o prognóstico e as possíveis formas de intervenção terapêutica.