Bronquiolites em Unidade de Internamento de Curta Duração: a orientação terapêutica na prática clínica

Authors

  • Fernanda Rodrigues
  • Manuela Costa Alves
  • Luís Lemos

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2007.4692

Abstract

Introdução: A bronquiolite é uma infecção respiratória baixa muito frequente nas crianças de baixa idade e também uma causa frequente de hospitalização no Inverno. Uma significativa parte das atitudes terapêuticas classicamente praticadas, não têm suficiente suporte científico.

Objectivos: Analisar a orientação das crianças com bronquiolite, hospitalizadas na Unidade de Internamento de Curta Duração (UICD) de um Serviço de Urgência (SU).

Material e métodos: Foram analisados retrospectivamente os processos clínicos de todas as crianças internadas em UICD, em Janeiro e Fevereiro de 2005, com o diagnostico de bronquiolite e avaliados os pedidos de exames complementares, as atitudes terapêuticas e a evolução.

Resultados: No período do estudo foram internadas nesta Unidade 38 crianças com o diagnóstico de bronquiolite. A mediana da idade foi de três meses e a duração média do internamento foi de 40 horas. Durante o internamento necessitaram de um suplemento de O2 84% das crianças. As nebulizações com salbutamol foram prescritas em 36.8% dos casos e nenhuma das crianças foi tratada com brometo de ipratrópio ou adrenalina. A prednisolona foi prescrita em 13% das crianças.Foi solicitada radiografia de tórax em 45% dos casos.Foram prescritos antibióticos em quatro casos e cinesiterapia a uma criança. Regressaram ao domicílio 68% das crianças, tendo as restantes sido internadas na Enfermaria de Medicina.

Conclusões: Tendo em conta os dados da literatura, julgamos que os resultados desta avaliação revelam um padrão de orientação que, no geral, é positivo mas, sem prejuízo da qualidade dos cuidados, pensamos ser possível reduzir os pedidos de radiografias de tórax e a prescrição de salbutamol. Programas de avaliação e de melhoria da qualidade de prescrição, devem ser implementados e mantidos nas Instituições.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Original articles

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>