Um inquérito sobre o futuro da Acta Pediátrica Portuguesa

Authors

  • António Gomes
  • João M. Videira Amaral

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2010.4308

Abstract

Objectivo. Durante os últimos anos têm sido levantadas e discutidas em diversos artigos algumas questões relacionadas com constrangimentos editoriais da Acta Pediátrica Portuguesa (APP). O objectivo deste estudo é descrever de modo sucinto os principais comentários dos leitores sobre o futuro da referida revista.
Método. Foi elaborado um questionário incluindo quatro perguntas simples e espaço para comentários, acessível no sítio electrónico da Sociedade Portuguesa de Pediatria, permitindo envio das respostas através de correio electrónico: 1 - Justifica-se a APP?; 2 - Entende que revista poderia ser editada de 3 em 3 meses em vez de 2 em 2 meses?; 3 - Entende que a APP poderia ser devotada predominantemente à formação contínua?; 4 - Entende que a APP se funda com outra publicação já existente, implicando, no entanto, a extinção do título/“marca” marca APP?
Resultados e comentários. Setenta leitores responderam ao questionário. Tendo em consideração as limitações do estudo, nomeadamente em relação com o pequeno número de respondentes, optou-se por referir apenas alguns dos comentários e críticas mais frequentes: “A APP deve manter-se (~98%) afigurando-se útil para as novas gerações e médicos internos, com possibilidade de publicações apesar das vulnerabilidades editoriais”; “Deficiências graves do secretariado levando os autores a submeter os manuscritos a revistas indexadas”; “Demoras inexplicáveis do processo editorial”; “ Falta de indexação em plataforma internacional conduzindo à submissão a revistas indexadas”. Enfim, o Conselho editorial concorda totalmente com os depoimentos e comentários e com a necessidade de reforçar o secretariado com recursos mais proactivos e diversificados (actualmente a ser implementados). Torna-se fundamental a cooperação de todos os leitores (nomeadamente na revisão de manuscritos submetidos) sendo provável que a recente indexação na plataforma SciELO possa actuar como estímulo (assim espera o Conselho Editorial) para a melhoria.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Artigo de Opinião

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>