Afogamento em idade pediátrica: experiência de uma unidade de cuidados intensivos pediátricos

Authors

  • Catarina Figueiredo HPP Hospital de Cascais
  • Cláudia Gomes
  • Cristina Camilo
  • Joana Rios
  • Francisco Abecassis
  • Marisa Vieira

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2014.3193

Abstract

Introdução: O afogamento é a segunda causa de morte acidental nas crianças, podendo resultar em lesões neurológicas permanentes. O objectivo deste estudo é caracterizar as crianças vítimas de afogamento internadas numa unidade de cuidados intensivos, as circunstâncias do acidente, gravidade e prognóstico.

Metodologia: Estudo retrospectivo dos processos de internamento por afogamento numa unidade de cuidados intensivos pediátricos, de Janeiro de 2006 a Dezembro de 2012.

Resultados: Foram internadas quinze crianças, dez do sexo feminino, com mediana de idades de onze anos (6 meses-15 anos). Os afogamentos ocorreram maioritariamente em água doce, entre Junho e Setembro. Seis afogamentos não foram presenciados. Nos restantes, a mediana do tempo de submersão foi 3,5 minutos (1-30). Quatro crianças estavam em paragem cardíaca à chegada da equipa médica e sete necessitaram de intubação endotraqueal. Foram transportadas directamente para a unidade oito crianças. Na admissão, oito crianças necessitaram de ventilação invasiva, três estavam hemodinamicamente instáveis e cinco tinham uma pontuação da escala de coma de Glasgow inferior a nove. Quatro crianças tinham evidência imagiológica de encefalopatia hipóxico-isquémica e numa verificou-se traumatismo vértebro-medular. A mediana da duração de internamento foi três dias (1-38). Na transferência, três crianças tinham sequelas neurológicas graves; ocorreram dois óbitos. Nos casos com morbimortalidade, a mediana do tempo de submersão foi 30 minutos (1-30) e em quatro ocorreu paragem cardíaca.

Discussão: Os afogamentos associam-se a elevada morbimortalidade, principalmente nos casos com maior tempo de submersão ou paragem cardíaca. É necessário reforçar as medidas de prevenção já existentes e instituir campanhas específicas para adolescentes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Catarina Figueiredo, HPP Hospital de Cascais

Cláudia Gomes

Cristina Camilo

Joana Rios

Francisco Abecassis

Marisa Vieira

Published

2014-05-13

Issue

Section

Séries de casos

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>