Avaliação da Idade Gestacional do Recém-Nascido pela Ecografia Transfontanelar (Estudo comparativo com os métodos de Ballard e de Malina)

Authors

  • A. Clington JR
  • Leonor Duarte
  • Anselmo Costa
  • João M. Videira-Amaral

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.1995.5891

Keywords:

Baixo peso de nascimento, idade gestacional, maturidade cerebral, ecografia transfontanelar

Abstract

A ecografia transfontanelar, permitindo identificar as modificações da superfície do cérebro relacionáveis com a idade gestacional, constitui um método não invasivo de determinação desta, necessitando de manuseamento mínimo o que representa uma vantagem relativamente a outros métodos nomeadamente no caso de o RN estar submetido a terapia intensiva.

O objectivo deste trabalho foi avaliar o grau de precisão da ecografia transfontanelar para a avaliação da idade gestacional em comparação com outros métodos clássicos como os de Ballard e de Malina. O cálculo da idade gestacional em semanas foi feito com base na contagem a partir do primeiro dia da última menstruação.

O estudo incidiu sobre 60 RN admitidos para a nossa UCIN tendo, para o efeito, a ecografia transfontanelar sido executada durante os primeiros três dias de vida. Para a determinação da idade gestacional foram aplicados os diagramas de correlação anátomo-ecográfica de acordo com os critérios de Murphy, Rennie e Cooke.

Obteve-se uma melhor correlação entre a idade cronológica e a idade gestacional calculada pelo método ecográfico transfontanelar (r=0,834) relativamente à calculada por outros métodos, respectivamente de Ballard (r=0,775) e de Malina (r=0,713).

Em suma, de acordo com a nossa experiência no âmbito da avaliação da idade gestacional em RN submetidos a terapia intensiva, a ecografia revelouse um método mais preciso relativamente 'aos métodos de Ballard e de Malina.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Original articles

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>