Formação Profissional Contínua em Pediatria. 1.' Parte — Aspectos Básicos e Sistematização

Authors

  • João M. Videira-Amaral

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2001.5254

Keywords:

Educação médica, pediatria, competência profissional, formação contínua, créditos

Abstract

O ensino-aprendizagem em medicina é um processo sequencial compreendendo a pré-graduação, a pós-graduação e a formação profissional contínua. De facto, a qualificação proporcionada no termo do curso de medicina (e de outros cursos) não é entendida, à luz dos conceitos actuais, como um certificado vitalício de competência o que implica a necessidade de um processo formativo, aplicável durante toda a carreira e abrangendo todas as hierarquias, designado habitualmente por Formação Profissional Contínua (FPC) (ou Desenvolvimento Profissional Contínuo). Para a efectividade de tal processo é fundamental existir uma estrutura organizativa que permita, não só propiciar e coordenar as diversas acções de formação, mas também avaliar o processo formativo abrangendo todos os profissionais (neste caso pediatras) que têm o dever ético de actualização e aperfeiçoamento, mas igualmente, o direito a tal processo formativo.

Na primeira parte deste artigo são descritos os princípios basilares da FPC aplicáveis à Pediatria (conveniência, relevância, individualização, auto-avaliação, interesse, sistematização e especulação) assim como um modelo de sistematização das diversas respectivas actividades susceptíveis de serem contabilizadas sob a forma de créditos (actividades externas e internas, cursos e estágios práticos e actividades de auto-aprendizagem).

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Issue

Section

Educação Médica