Pré-Graduação em Medicina e Instituições de Saúde — Que Relação? I." Parte: Locais de Ensino e Carreiras Médicas

Authors

  • João M. Videira-Amaral

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2002.5195

Keywords:

Ensino pré-graduado, serviços de saúde, relações interdepartamentais, estágios, locais de ensino-aprendizagem

Abstract

A relação entre as instituições onde se ministra o ensino pré-graduado de medicina e os serviços de saúde são complexas tendo em consideração o panorama actual do nosso país no qual, em 1975, foram extintos os chamados hospitais escolares. O sistema actual, baseado no conceito de «hospital central com funções de ensino» pode considerar-se híbrido, pela concomitância de duas carreiras — a académica e a hospitalar — o que pode conduzir a situações ambíguas, nem sempre pacíficas.

O objectivo deste artigo, dividido em duas partes, é analisar alguns aspectos da relação entre as faculdades médicas e as instituições onde se processa o ensino clínico pré-graduado da Pediatria com base na experiência do autor e na revisão da literatura.

Nesta primeira parte, para compreensão de toda a problemática, são abordadas algumas questões ligadas aos antecedentes históricos que culminaram com a extinção dos hospitais escolares clássicos, aos locais de ensino, ao perfil do futuro médico e à relação entre as carreiras académica e hospitalar.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Educação Médica