Desenvolvimento até à Idade Escolar de um Grupo de Recém- -Nascidos de Risco
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.1996.5855Keywords:
Risco biológico, deficiência, seguimentoAbstract
Os autores apresentam um estudo prospectivo do seguimento dos 39 recém-nascidos de risco internados nos 2 primeiros anos de funcionamento da Unidade de Cuidados Intermédios do Hospital de Viana do Castelo.
Os problemas que motivaram o encaminhamento para a consulta de Desenvolvimento foram: prematuridade, encefalopatia hipóxico-isquémica, sépsis, baixo peso, hemorragia intraventricular, hiperbilirrubinémia, convulsões neonatais, malformações do sistema nervoso central e embriofetopatia alcoólica.
Durante estes 6 anos foi necessária intervenção em 21 casos. Mantiveram a vigilância proposta até à idade escolar 25 crianças, destas 12 com problemas. Os problemas apresentados no 6.2 ano foram: atraso mental (1), atraso global grave (3), paralisia cerebral 121, surdez neurosensorial (2), problemas de linguagem (1) e de concentração (3).