Gastroduodenite Erosiva com Perda de Proteínas (A Propósito de um Caso Clínico
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.1997.5755Keywords:
Enteropatia perdedora de proteínas, al-antitripsina fecal, gastrite e duodenite erosivasAbstract
Os autores apresentam o caso clínico de uma criança de treze meses de idade, do sexo feminino, de raça caucasiana, observadano Serviço de Urgência do Hospital de Santa Luzia — Viana do Castelo por quadro de diarreia, vómitos e prostração com a duraçãode dez dias, apresentando ao exame objectivo edema generalizado e revelando o estudo analítico, efectuado na admissão, hipoproteinemia(3,8 gr/dl) com hipoalbuminemia (2,0 gr/d1).
Realizou endoscopia digestiva alta, que permitiu obeservar múltiplas erosões em «ventosa de polvo» no estômago, bolbo esegunda porção do duodeno. A histologia das biópsias gástricas efectuadas durante a endoscopia, mostrou infiltrado linfoplasmocitáriodifuso na mucosa e submucosa com profusão de polimorfonuclares eosinófilos.
A doente foi tratada com albumina no l.° e 3.° dias do internamento (sem melhoria significativa dos valores de albumina sérica)•e Sucralfate em suspensão.
Ao oitavo dia de internamento verificou-se uma melhoria «espontânea» do estado clínico e laboratorial, com rápida normalizaçãodo seu estado geral.
A propósito do tema faz-se uma revisão da literatura.