Anemias Hereditárias
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.1998.5622Keywords:
Hemoglobinopatias, doenças da membrana do glóbulo rubro, enzimopatias.Abstract
Os autores efectuam a revisão das anemias hereditárias da consulta de hematologia pediátrica do Hospital S. João no período compreendido entre 1982 e 1995. Dividem-nas em três grandes grupos: Hemoglobinopatias, Doenças da Membrana do glóbulo rubro e Enzimopatias. Calculam a sua frequência relativa, os parâmetros clínicos e analíticos relevantes no diagnóstico, a abordagem terapêutica e respectiva evolução.
Destacam a especificidade desta consulta em que as anemias hereditárias correspondem a 47,8% dos 205 casos de anemia observados. As hemoglobinopatias são a patologia mais frequente (51,2%), com franco predomínio dos portadores heterozigotos de 3-talassemia (85%). No grupo das membranopatias, a esferocitose hereditária constitui 97,3% dos casos.
Fazem algumas considerações sobre anemias hereditárias e comparam os resultados obtidos com os de publicações relativas à sua prevalência no país. Salientam a importância do diagnóstico precoce dos doentes e portadores, e do aconselhamento genético do casal de risco no sentido da diminuição da incidência e da morbilidade destas patologias.