Avaliação do Ensino da Neonatologia I no Internato Complementar de Pediatria Médica do Hospital Dona Estefânia - Uma Experiência

Authors

  • João M. Videira Amaral
  • Jorge Azevedo Coutinho
  • Maria do Céu Ferreira
  • Maria Margarida Henriques

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.1999.5497

Keywords:

Educação médica, Pós-graduação, Neonatologia, Métodos de ensino, Avaliação, Questionários.

Abstract

O objectivo geral do estágio de Neonatologia (I.' parte) integrado no internato complementar de Pediatria Médica é proporcionar ao interno, em regime tutelado, as oportunidades de prática clínica para a resolução dos problemas correntes do recém-nascido saudável ou com patologia não requerendo terapia intensiva.

Em educação médica torna-se fundamental proceder, não só à avaliação da aprendizagem dos formandos, mas também à avaliação, pelos próprios formandos, do treino ministrado pelos formadores.

Utilizando um inquérito anónimo integrando 15 questões de resposta aberta e entregue aos internos (n=30) para preenchimento no último dia do estágio, procurámos, ao longo de um período de 7 1/2 anos conhecer as impressões daqueles sobre a formação que lhes fora propiciada, tendo cada parâmetro sido cotado de 1 a 10 pontos. Relativamente à impressão geral/organização e apoio dado pelos orientadores, foram obtidas médias respectivamente de 9,2 e 9,3. Quanto à impressão do estágio por sectores, as pontuações médias oscilaram entre 7,4 (bloco de partos) e 9,1 (sector de cuidados especiais). No que respeita ao período no bloco de partos, o aspecto mais negativo relacionou-se com as oportunidades perdidas para aquisição de competência em entubação traqueal.
As acções de formação mais cotadas foram a discussão de casos clínicos (média: 8,6).

Conclui-se que os internos consideraram globalmente o estágio relevante (média: 9,3), registando-se a mais baixa satisfação no âmbito do treino propiciado no bloco de partos. Quanto a sugestões, ressalta a que se relaciona com o alargamento do período do estágio.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Educação Médica