Uso da Ketamina no Tratamento da Asma Refractária: A Propósito de Dois Casos
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.1999.5469Keywords:
Asma, estado de mal asmático, ketamina, criançaAbstract
A ketamina é um fármaco de uso em anestesia (e.v./i.m.) para sedação, analgesia e anestesia. Verificou-se que um dos seus efeitos é diminuir a resistência das vias aéreas em doentes com hiperreactividade brônquica o que, associado a ausência de depressão respiratória ou cardiovascular significativa, levou à sua utilização ocasional como terapêutica adjuvante no tratamento do estado de mal asmático refractário.
Os autores descrevem dois casos clínicos de crianças com dois e seis anos de idade e antecedentes de asma grave, internadas na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do Hospital de Crianças Maria Pia (HMP) por estado de mal asmático em que foi usada com sucesso a ketamina e.v., após se ter verificado ausência de resposta à terapêutica clássica.
Embora mais estudos sejam necessários para determinar com rigor a eficácia e segurança da ketamina na criança, os autores pensam que esta poderá ser utilizada no estado de mal asmático resistente à terapêutica clássica, antes de iniciar ventilação mecânica.