Acidente vascular cerebral perinatal: 11 casos clínicos

Authors

  • Ana Rodrigues Hospital Cuf Descobertas
  • Mafalda Lucas Hospital Cuf Descobertas
  • Sonia Fonseca Hospital Cuf descobertas
  • Gloria Carvalhosa Hospital Cuf Descobertas
  • Ana Serrão Neto Hospital Cuf Descobertas

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2015.5379

Keywords:

acidente vascular perinatal, convulsão

Abstract

Introdução: Os acidentes vasculares cerebrais (AVC) são causa de epilepsia e perturbações do neurodesenvolvimento. Têm tido uma incidencia crescente atribuível em parte à melhoria das tecnicas de imagens cerebrais. Alguns diagnósticos são efectuados retrospectivamente após o periodo neonatal. O objectivo da presente serie de casos clínicos foi identificar factores comuns que possam facilitar o diagnóstico no período neonatal.

Material e métodos: Estudo retrospectivo efectuado com base na consulta dos processos clinicos dos recém-nascidos, com diagnóstico de AVC entre um de Janeiro de 2003 e 31 de Dezembro de 2013.

Resultados: Foram identificados onze casos de AVC perinatal, num total 28382 nados-vivos. Dois casos foram diagnosticados no periodo fetal e nove no periodo neonatal. As convulsões foram a manifestação clinica mais frequente (8 em 11 casos). A mediana da idade de diagnóstico foi um dia e variou entre um e nove dias. A ecografia transfontanelar mostrou alterações em sete casos. A ressonancia magnetica nuclear cranio-encefalica mostrou alterações em todos os casos. Cinco AVC foram arteriais isquemicos, quatro hemorragicos e dois tromboses dos seios venosos. Em seis casos foram identificadas possiveis causas. Foram observadas complicações e sequelas em quatro dos casos.

Discussão: As convulsões foram a manifestação clinica mais frequentemente encontrada.Em recém-nascidos de termo com convulsões sem historia de asfixia intraparto o AVC perinatal deverá ser diagnóstico de exclusão, mesmo na ausencia de alterações na ecografia transfontanelar.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Rodrigues, Hospital Cuf Descobertas

Pediatra

Mafalda Lucas, Hospital Cuf Descobertas

Licenciatura em Medicina . Especialista em Pediatria. Ciclo de Estudos Estudos Especiais em Neonatologia.

Sonia Fonseca, Hospital Cuf descobertas

Pediatra

Gloria Carvalhosa, Hospital Cuf Descobertas

Pediatra

Published

2015-01-23

Issue

Section

Case series

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2 3