As Instituições, os Orientadores de Formação e os Internos — Que Relação?

Authors

  • João M. Videira Amaral

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2000.5334

Keywords:

Ensino pós-graduado, pediatria, educação médica, locais de treino, orientadores de formação

Abstract

Ultimamente tem sido dada cada vez mais atenção, no âmbito da pós-graduação, às condições de trabalho e ao desempenho dos internos.

O objectivo deste artigo é discutir, de modo sucinto, as relações entre os orientadores de formação dos internos de pediatria médica que estagiam em diversas instituições e a questão da mobilidade dos internos, os quais escolhem os diversos centros para os estágios. De acordo com a experiência do autor haverá que promover um intercâmbio entre os orientadores dos internos em tais circunstâncias, tendo em vista uma melhor formação.

É abordada, por fim, a questão da mobilidade dos internos por diversas instituições. Advoga-se a pertinência de a referida mobilidade se proceder em obediência ao conceito de regionalização na saúde e à filosofia das chamadas unidades coordenadoras funcionais, o que traria vantagens quer para a assistência, quer para a própria formação.

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Issue

Section

Educação Médica