Deficiência da Descaboxilase dos L-Aminoacidos Aromáticos

Authors

  • Sílvia Sequeira
  • Eulália Calado
  • Ana Lúcia Maia
  • Lucinda Pacheco

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2002.5209

Keywords:

Neurotransmissores, descarboxilase dos Laminoácidos aromáticos, distonia, crises oculogiras

Abstract

A descarboxilase dos L-aminoácidos aromáticos, um enzima piridoxina dependente, é responsável pela conversão da L-dopa em dopamina e do 5 hidroxitriptofano em serotonina. A deficiência desse enzima, um erro inato do metabolismo dos neurotransmissores, resulta numa doença autossómica recessiva com manifestações neurológicas graves.

Os dois casos apresentados de deficiência da descarboxilase dos L-aminoácidos aromáticos, entidade pela primeira vez descrita no nosso país, apresentam características clínicas semelhantes, resultantes da disfunção do metabolismo aminérgico: hipotonia, distonia, atraso no desenvolvimento psicomotor, episódios de movimentos oculógiros, irritabilidade e instabilidade vasomotora.

A tomografia computadorizada e a ressonância magnética cerebrais foram normais em ambos os casos. Os exames bioquímicos e o estudo da actividade enzimática permitiram fazer o diagnóstico de deficiência da descarboxilase dos L-aminoácidos aromáticos.

O nosso objectivo é chamar a atenção para a necessidade de investigar os defeitos do metabolismo dos neurotransmilissores na presença de Uma doença neurológica crónica sem etiologia conhecida. A importância de colocar este diagnóstico diferencial, o mais precocemente possível, advém das possibilidades de terapêutica, aconselhamento genético adequado e diagnóstico prénatal, já hoje existentes.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Case reports

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2