Comentários ao número de Verão da Acta Pediátrica Portuguesa (2008:39(4))

Authors

  • Sónia Pimentel
  • Rita Silva
  • Eulália Calado

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2008.4619

Abstract

Um caso clínico envolve um problema e a sua solução. A descrição deve permitir que o leitor faça o seu próprio raciocínio tal com se fosse o médico responsável; assim se estimula o raciocínio clínico e se capta o interesse do leitor. Começar a descrição de um caso clínico pelos antecedentes pessoais e familiares é meio caminho andado para desinteressar o eventual leitor. Era o que acontecia com o ensino da História do meu tempo; gastava-se tanto tempo a ensinar Grécia e Roma que nunca se chegava às guerras liberais.

O livro único do ensino liceal de História, de António Mattoso, falava das guerras púnicas. Para além da estranheza de chamar púnicas a guerras entre romanos e cartagineses, a introdução rezava assim: “Os mamertinos, piratas da Campânia, foram atacar Hierão, rei de Siracusa...”

Sempre gostei de História mas detestava as “guerras púnicas”.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Letters to the Editor

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>