A Internet Como Veículo de Informação na Área Biomédica — Ética e Qualidade

Authors

  • João M. Videira Amaral

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2002.5183

Keywords:

Internet, Educação Médica, Ética, Qualidade da Informação, Investigação, Assistência aos doentes

Abstract

A Internet, a maior rede de informática do mundo, com enormes potencialidades, designadamente no campo da educação médica e da investigação, não está ainda devidamente regulamentada por leis.
O objectivo deste artigo é abordar sucintamente algumas questões que se prendem com a qualidade e a ética dos conteúdos de âmbito biomédico veiculados através deste meio de comunicação.
Está demonstrado que uma parcela significativa daquela informação, sobretudo a de cariz não especializado e a dirigida à população em geral, nalguns casos, contém erros e é fraudulenta.
No que respeita à qualidade da informação, há determinados critérios que deverão ser tidos em conta para garantia da mesma, como a menção do autor ou autores, do respectivo perfil curricular, da instituição donde provém, das entidades patrocinadoras e a actualidade dos conteúdos. A omissão destes dados considerados essenciais constitui indício de défice de idoneidade.
Algumas questões éticas que se levantam com a divulgação da informação, na perspectiva da aplicação à clínica, têm a ver, designadamente com a responsabilidade médica, com os conflitos de interesses e com a relação médico-doente/familiar; na perspectiva da investigação, poderão surgir questões relacionadas sobretudo com confidencialidade dos dados e com o anonimato dos participantes que fazem parte do material de estudo.
Por fim, são referidos alguns sítios que poderão ter interesse para o pediatra ou interno de pediatria nas vertentes de assistência, investigação e educação médica.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Educação Médica

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2 3 4 5 6 > >>