Terapêutica nas Perturbações do Sono

Authors

  • Luisa Aires de Sousa
  • Fernanda Torgal Garcia

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2004.5016

Keywords:

sono, parassónia, co-sleeping, extinção graduada, rotinas positivas, despertares programados, higiene do sono

Abstract

O sono tem uma importância fundamental no desenvolvimento harmonioso da criança. As perturbações do sono são muito frequentes nas populações pediátricas e, apesar de serem transitórias e benignas na maior parte dos casos, provocam grande ansiedade e preocupação nos pais.

Na avaliação das perturbações do sono, é importante o conhecimento da fisiologia do sono e da sua evolução com o desenvolvimento da criança. No sono há dois estados distintos, definidos com base em parâmetros fisiológicos: sono NREM (non-rapid eye movement), por sua vez subdividido em quatro fases e sono REM (rapid eye movement), também designado por sono activo ou sono paradoxal.

Os sonos NREM e REM alternam ciclicamente ao longo da noite e a duração de cada ciclo NREM/REM aumenta progressivamente desde o período neonatal até à adolescência.

Na abordagem das perturbações do sono é essencial a colheita de uma história do sono detalhada, enquadrada numa história completa do desenvolvimento e saúde física da criança.

O tratamento das perturbações do sono na criança assenta numa intervenção comportamental (rotinas positivas, extinção graduada, extinção). A promoção da higiene do sono nas crianças e adolescentes constitui uma componente fundamental do tratamento e também da prevenção das perturbações do sono. A farmacoterapia não é uma opção de primeira linha, devendo recorrer-se a ela apenas em situações específicas, durante períodos de tempo curtos e sempre sob orientação médica. Ao contrário da abordagem comportamental, que é eficaz a médio e longo prazo, a utilização de fármacos apresenta beneficio apenas a curto prazo e que não subsiste após suspensão da terapêutica.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Review articles