Hábitos e Perturbações do Sono de uma População Infantil de Vila Nova de Gaia

Authors

  • Cláudia Pedrosa
  • Georgina Cruz
  • Susana Aires Pereira

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2004.4980

Abstract

O sono é um processo biológico altamente organizado, com influências sociais e culturais muito fortes. A higiene do sono ainda é uma designação desconhecida para a maioria dos cidadãos, sendo pouco divulgada pelos pediatras.

Objectivo: O objectivo deste estudo foi conhecer os hábitos e perturbações de sono de uma população infantil de V. N. Gaia e as suas repercussões sobre a família.

Material e Métodos: Foi realizado um inquérito às crianças de seis meses a dez anos de idade, que vieram acompanhadas pelos pais a uma consulta de Saúde Infantil do Centro de Saúde Soares dos Reis, durante um período de cinco meses.

Resultados: Das 56 crianças inquiridas» 38% dormem no quarto dos pais, 48% têm televisor no quarto e 77% vêem televisão à noite. No grupo etário dos 3 aos 6 anos este último facto ocorre em 100% dos casos. No total, 82% das crianças despertam mais tarde ao fim-de-semana e 34% deitam-se também mais tarde ao fim-de-semana. 96% das crianças faz uma número de períodos de sono diurno adequado á idade. As perturbações do sano foram referidas em 84% das crianças. As mais frequentes foram os despertares nocturnos (71%) e a somniloquia (29%). Só em 13% dos casos os pais abordaram este tema com o médico assistente.

Conclusões: Na população inquirida o tempo de sono nocturno e diurno foi adequado à idade na maioria dos casos. As perturbações do sono foram referidas numa percentagem elevada, particularmente os despertares nocturnos. O sono das crianças não é um tema habitualmente abordado nas consultas de Saúde Infantil.

Palavras-Chave: Sono, distúrbios do sono, criança.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Original articles

Most read articles by the same author(s)