Hábitos de Adolescente Estudo sobre a ocupação dos seus tempos livres e consumos (*)

Authors

  • Margarida Henriques
  • Maria Manuel Zarcos
  • Rui Passadouro
  • Belarmino Spencer

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2006.4760

Abstract

Objectivos: Caracterizar os hábitos de ocupação de temposlivres dos adolescentes, avaliar o seu conhecimento e contactocom drogas e possível transmissão de doenças no seu consumo.

Material e Métodos: Estudo descritivo transversal a alunosde Escolas do Ensino Básico do concelho de Leiria. Os dadosforam obtidos através da aplicação de um questionário.

Resultados: Foram inquiridos 507 adolescentes com idadescompreendidas entre os 10 e os 17 anos (média 12,5 anos). 51%da amostra era do sexo masculino. Os adolescentes ocupam o seutempo livre a ver televisão (90%) e é esta a sua fonte principal deinformação sobre droga (93%). Mais de metade destes não reconheceo álcool como droga. Aos 11 anos já começaram as suas experiências: 64% com álcool, 24% com o tabaco e 2% comhaxixe, cocaína, ou ecstasy. Quando questionados quanto à transmissãode doenças pela utilização de seringas, maioritariamente reconhecem a SIDA (65%), mas 68% não reconhece a possíveltransmissão da hepatite B e C e 11% admite a sua ignorância relativamente ao assunto. Verificou-se um aumento dos consumoscom a idade e uma associação entre o álcool e o sexo masculino(p<0,05). O consumo de álcool e de tabaco pelos pais eamigos associou-se ao consumo pelos inquiridos (p<0,05).

Conclusão: Os meios de comunicação social, nomeadamente a televisão, ocupam um papel preponderante na ocupação de tempos livres e na informação dos adolescentes. Os consumos derisco foram iniciados precocemente assistindo-se a um aumentocom a idade e podendo ser associado à conduta dos pais e amigos.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Original articles

Most read articles by the same author(s)