Doença pneumocócica invasiva: treze anos de experiência num hospital do grupo II

Authors

  • Helena Isabel de Almeida Pereira Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro - Unidade de Vila Real
  • Clara Preto
  • Marisa Sousa
  • Fátima Dias
  • Eurico Gaspar

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2014.2917

Abstract

Introdução: O Streptococcus pneumoniae constitui a causa mais frequente de bacteriémia e pneumonia e a segunda causa de meningite bacteriana em idade pediátrica. A doença pneumocócica invasiva (DPI) permanece uma importante causa de morbimortalidade.

Objectivos: Avaliar a frequência de DPI na área de influência do Hospital de Vila Real, aspectos relacionados com a patologia e o impacto da vacinação anti-pneumocócica.

Material e métodos: Análise retrospectiva dos processos de crianças admitidas com DPI no período compreendido entre 01/Janeiro/2000 e 31/Dezembro/2012. Analisaram-se características socio-demográficas, epidemiológicas, clínicas e microbiológicas.

Resultados: Identificaram-se 32 casos de DPI, 59,4% no primeiro ano de vida. Dos casos analisados, 28,1% apresentavam vacinação anti-pneumocócica e 15,6% pertenciam a grupos de risco. O sexo masculino foi o mais afectado. O diagnóstico mais frequente foi pneumonia com bacteriémia (50%). Em 90,6% dos casos, o microrganismo foi isolado em hemocultura e em 9,4% em hemocultura e cultura de líquor simultaneamente, tendo-se verificado resistências em 15,6%. O serótipo mais frequente foi o 1, seguido do 19A. Oito crianças apresentaram complicações precoces e duas evoluíram com sequelas. Não se verificaram óbitos.

Discussão e Comentários: A introdução da vacina anti-pneumocócica teve um papel importante na redução do número de casos ao longo dos anos. Verificámos predomínio de serótipos não vacinais. A identificação do padrão de resistência aos antimicrobianos e a caracterização epidemiológica dos serótipos mais frequentes em Portugal assumem particular interesse na abordagem da criança com DPI.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Helena Isabel de Almeida Pereira, Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro - Unidade de Vila Real

Interna de Formação Especifica em Pediatria  - Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro - Unidade de Vila Real

Published

2014-09-05

Issue

Section

Case series

Most read articles by the same author(s)