Educação para a Saúde: avaliação da iniciativa “Conversas com o pediatra”

Authors

  • Ana Serrão Neto
  • Filipe Glória e Silva

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2012.2750

Abstract

Introdução: Temas sobre saúde estão presentes diariamente na comunicação social, a maioria das vezes veiculados por pessoas sem formação específica. Sendo a Pediatria uma especialidade que mantém contacto prolongado no tempo com as famílias, é essencial aproveitar este laço e educar sobre temas de saúde. Por estas razões, a nossa equipa de Pediatria propôs-se organizar acções formativas gratuitas junto de pais, educadores e professores, as quais denominámos Conversas com o Pediatra.

Objectivos: Decorridos dois anos de Conversas com o Pediatra, decidimos avaliar o grau de satisfação e interesse dos participantes na iniciativa.

Métodos: Um questionário para avaliar o grau de satisfação e interesse dos participantes foi elaborado e distribuído a uma amostra de conveniência recrutada entre os participantes

durante as sessões (questionário em papel) e por correio electrónico (questionário online). As opiniões foram apuradas através de afirmações com respostas cotadas numa escala de um a dez, sendo positivas cotações acima de seis.

Resultados: Foram preenchidos 161 questionários (taxa de resposta 90%). Os respondentes eram, na sua maioria, jovens do sexo feminino profissionalmente ligados à criança, muitos dos quais assistiram a mais de uma sessão. Oitenta e um por cento das pessoas consideraram as Conversas com o Pediatra uma iniciativa inovadora e 78% consideraram importante o investimento da Clínica em formação na área da saúde infantil. Os palestrantes foram considerados bem preparados, tendo 88% dos respondentes atribuído cotação máxima.

Sobre a utilidade das Conversas com o Pediatra para a vida profissional e pessoal, respectivamente 90% e 92% das pessoas assinalaram cotação de oito a dez, reflectindo o elevado número de participantes com profissões ligadas à criança. Globalmente, todos os inquiridos recomendariam as Conversas com o Pediatra a outras pessoas.

Conclusão: Comunicou-se com cuidadores de crianças de modo inovador e cientificamente credível, pelo que admitimos ter criado valor para a comunidade local.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Original articles

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>