Torcicolo: Apresentação Rara de uma Malformação Congénita
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.2016.7453Keywords:
Criança, Diagnóstico por Imagem, Malformação de Arnold-Chiari/classificação, Torcicolo/congénito, Torcicolo/ diagnósticoAbstract
O torcicolo é uma ocorrência frequente em idade pediátrica. Apesar da situação clínica mais comum ser o torcicolo muscular congénito, é obrigatório no diagnóstico diferencial considerar outras causas de postura anómala da cabeça e do pescoço.
Relata-se o caso de um menino de 34 meses referenciado para a consulta de pediatria por torcicolo direito constante desde os 15 meses de idade. Realizou ecografia e radiografia cervicais, bem como avaliação oftalmológica, que não revelaram alterações.
Realizou fisioterapia durante cerca de 12 meses, sem qualquer melhoria clínica. Efetuou então ressonância magnética encefálica e medular, tendo sido feito o diagnóstico de malformação de Chiari tipo I. Depois de avaliado por neurocirurgia, optou-se por tratamento conservador. Destaca-se a raridade do torcicolo como forma de apresentação da malformação de Chiari tipo I, bem como a importância do diagnóstico e tratamento precoces.